A cidade de Bonito, distante 257 quilômetros de Campo Grande, foi citada como cidade referência para instalação de novos empreendimentos pela pesquisa de geomarketing da SD e W, empresa nacional de grande destaque na área de consultoria.
De acordo com Sueli Daffre, sócia-diretora da SD e W, metrópoles desenvolvidas (exceto Rio de Janeiro e São Paulo), centros urbanos, polos de agroindústria e pequenas cidades focadas no setor agropecuário e com estrutura rural desenvolvida - especialmente no Centro-Oeste, como Bonito - concentram mais firmas de pequeno porte.
O geomarketing é análise das variáveis relevantes para o marketing que permite através da visualização desses dados em mapas geográficos. Isso faz com que empresa conheça melhor o seu mercado, identificando e delimitando geograficamente quais os locais de maior potencial de um produto ou serviço.
Dependendo de sua profundidade, a análise "oferece respostas quase prontas", mas, mesmo assim, não exclui a observação no local, segundo afirmou Roberto Cannavan, engenheiro de negócios de uma empresa de sistemas de localização, à reportagem da Folha de São Paulo.
Alguns empresários como Aurélio Carmona, diretor de operações de uma rede de beleza, alegam que para abrir novas lojas, investem em dados estatísticos. Depois, conversam com moradores, entrevistam possíveis consumnidores e fazem pesquisa com a concorrência na região.
Cidades como Bonito, de acordo com Sueli Daffre, representam 54% do PIB (Produto Interno Bruto) e concentram 75% das pequenas empresas. No entanto, a empresária salienta que é necessário estar pronto culturalmente e tecnologicamente para enfrentar a concorrência nesses locais.
Fonte: Campo Grande News
Nenhum comentário:
Postar um comentário