sábado, 31 de outubro de 2009

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Lula deve participar de inauguração de obra em Bonito

Fernanda Mathias e Fernanda França

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve vir a Mato Grosso do Sul no início do próximo ano, segundo informou esta manhã o senador Delcídio do Amaral (PT).

O senador disse que recentemente conversou sobre o assunto com o assessor do presidente, César Alvarez.

Segundo ele, há três agendas passíveis de participação do presidente, uma delas a inauguração da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), da escola agrícola de Nova Andradina e das obras de saneamento em Bonito.

Como a obra é emblemática – Bonito é a primeira cidade do Estado a ter 100% de ligações com o sistema de esgoto – há forte indicativo de que o presidente deve participar desta inauguração. As obras foram executadas com recursos da Petrobras.

Segundo Delcídio, o presidente da estatal, Sérgio Gabrielli, estaria insistindo em que a inauguração ocorra com a presença do presidente. Datas ainda não foram definidas.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

O ex-presidente Itamar Franco não é "carta fora do baralho" sucessório (Edson Paim escreveu)

Como na lenda do Fenix, pássaro mitológico do Egito, na antiguidade clássica, segundo relatos de Heródoto e Plutarco, resurgia das suas próprias cinzas, Itamar Franco que, como vice de Collor foi guindado à Presidência da República, agora, reaparece repentinamente, como vice-presidente do PPS e defensor da candidatura de Aécio Neves, Governador de Minas e neto de Tancredo Neves, para complicar, mais ainda, o jogo sucessório presidencial.

Três partidos que dividem, hoje, o espólio da UDN: o PPS (ex-Partido Comunista Brasileiro - PCB) e que forma com o DEM a ala direita da política brasileira, tendo ao seu lado, o PSDB (pseudo democracia social brasileira), capitaneado pelo neo-liberal FHC, acrescidos do PMDB de alguns estados, os quais farão, nas próximas eleições, o contraponto ao bloco governista, constituído por um elenco de partidos, tendo à frente o PT e o PMDB "chapa branca", trazendo à tira-colo a candidata oficial, ministra Dilma Roussef e um candidato "estepe", Ciro Gomes, destinado a ser a "tábua de salvação", no caso de Dilma não decolar.

Neste cenário, surge uma "trinca" de atores: Itamar Franco, Aécio Neves e o ex-deputado federal Roberto Freire (PE) que foi reconduzido à Presidência do PPS, os quais representam três importantes "trunfos" que poderão ter atuação decisiva na definição do quadro sucessório, tanto mais que Itamar que apoia e aposta na candidatura de Aécio, mas é um possível candidato a Vice-Presidente, na chapa de José Serra, o que seria inviável no caso da candidatura de Aécio, por serem ambos do mesmo estado - Minas Gerais e, pelo mesmo motivo, Michel Temer ou Orestes Quércia não poderiam ser vice de Serra.

Se política é como nuvens, como já dizia Benedito Valadores, uma "raposa felpuda", da maior escola de política que o país ja teve, o PSD mineiro, a coisa se complica quando entra em cena o ex-prefeito de Juiz de Fora, ex-governador do estado montanhês e ex-Presidente da República, Itamar Franco, tradicional militante da UDN mineira e principal responsável pela candidatura de FHC, que ao introduzir e se beneficiar do casuismo do segundo mandato, frustrou a candidatura de Itamar, motivo pelo qual ele pode se transformar numa "pedra no sapato" de José Serra, o principal pupilo do criador do segundo mandato, a menos que venha a ser guindado como companheiro de chapa do governador de São Paulo.

Como o DEM não reivindica a vice na chapa da oposição, aumenta a chance do PPS, de Roberto Freire, "emplacar" Itamar Franco, nessa vaga, reditando a política "café com leite", formada pelos dois maiores colégios eleitorais da federação, vigente antes da revolução de 1930, complicando, assim, a vida de Lula e de sua pupila Dilma e, forçando o presidente e a banda governista do PMDB a lançar, como vice, o Ministro das Comunicações, Hélio Costa, do PMDB mineiro, em detrimento da candidatura do paulista, Michel Temer, até agora, considerada como a mais provável.

Pior que isto, para a candidata situacionista, só mesmo se, diante da indecisão de Serra, prevalecer o lançamento de Aécio Neves, mais competitivo que o governador paulista e representando o "novo", sem o estigma de perdedor e sem os "ranços" de continuismo da era neo-liberal de FHC, impedindo, destarte, uma disputa plebiscitária como é desejo do patrocinador da candidatura da Ministra Dilma.

(Escrito por Edson Paim)

sábado, 24 de outubro de 2009

Bonito é eleito de novo melhor destino de ecoturismo do Brasil



Pela oitava vez consecutiva, o município sul-mato-grossense de Bonito, no Sudoeste do Estado, foi contemplado com o título de Melhor Destino de Ecoturismo do Brasil no Prêmio O Melhor de Viagem e Turismo - A Escolha do Leitor, da revista Viagem e Turismo, da editora Abril. Assim, Bonito é campeã absoluta na categoria vencendo os destinos de Brotas (SP) e Fernando de Noronha (PE), respectivamente segundo e terceiro colocados.

O prefeito José Arthur Soares de Figueiredo recebeu o prêmio ontem (22) em cerimônia realizada no Morro da Urca, no Rio de Janeiro (RJ). A diretora-presidente da Fundação de Turismo de MS, Nilde Brun, também participou da cerimônia. Ainda na cidade, mais especificamente no Riocentro, está acontecendo desde quarta-feira (21), até amanhã (23), a ABAV 2009 – Feira das Américas, onde Mato Grosso do Sul tem estande e participa com uma comitiva formada por representantes do trade turístico e técnicos da Fundtur.

“É uma grande satisfação e é mérito de todos nós, sul-mato-grossenses, essa conquista. É resultado do tripé formado pela iniciativa privada, comunidade e poder público. Dessa forma comprovamos que estamos no caminho certo, graças ao ordenamento ambiental e turístico da cidade. É um prêmio muito importante que nos deixa feliz, aumenta a responsabilidade em receber bem turistas do mundo todo e nos engrandece”, afirmou o prefeito José Arthur.

A cerimônia, realizada pela Caixa Econômica federal e pela Editora Abril, aconteceu no Morro da Urca e foi comandada pela apresentadora de televisão Dani Monteiro. Cerca de 700 pessoas do mercado turístico brasileiro estiveram presentes. Numa noite quente na capital carioca, com o cenário das praias e do Cristo ao fundo, a festa revelou os campeões das 22 categorias e 230 finalistas da oitava edição do prêmio.

O Prêmio O Melhor de Viagem – A escolha do leitor, desde 2001 elege os “mais-mais” do setor turístico brasileiro. Hotéis, restaurantes, praias, parques, companhias aéreas e operadoras estão entre os segmentos reconhecidos. Criado em 2001, ganhou, ao longo dos anos, novas categorias, como a de melhor destino de ecoturismo no Brasil e no mundo e de melhor spa do Brasil. Também passou por ajustes – a categoria de melhor resort foi dividida em duas: melhor resort de praia e melhor resort de campo, termas ou interior. A votação é realizada via internet, pelo site viajeaqui.

O prefeito José Arthur ressaltou ainda a relevância da parceria do governo do Estado com o município e o trabalho focado no turismo: “O governo do Estado, através da Fundação de Turismo, tem sido um grande parceiro e é um dos responsáveis por esse mérito. O governador tem feito um ótimo trabalho de divulgação do Estado como destino turístico e Bonito tem se beneficiado muito disso, ainda mais em breve, quando teremos o asfaltamento da rodovia Bonito-Bodoquena, que vai ligar nossa região com o Pantanal Sul, agregando valor ao nosso destino”.

A diretora-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Nilde Brun, disse que ficou emocionada com a premiação: “Isso mostra que o governo, a prefeitura e os empresários estão desenvolvendo a política correta de turismo no nosso Estado. Isso nos deixa satisfeitos e revela que o governo estadual está sendo muito feliz em acreditar no ecoturismo e continuar investindo no setor. Parabéns Bonito e parabéns Mato Grosso do Sul!”, finalizou ela.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Programa Eliana visita Bonito e Pantanal

IAS 08/10/09 -

Neste ultimo domingo o Programa Eliana do SBT mostrou o Bonito e Pantanal, será uma séria e três programas ainda mais dois domingos para registrar as belezas e reportagens inéditas sobre os dois destinos de ecoturismo mais em alta no Brasil, Bonito e Pantanal.

A equipe do SBT com Eliana ficou uma semana em nossa região e viajaram com a Agência Ar que idealizou todo o roteiro junto à equipe do SBT inclusive os personagens para reportagens exclusivas como com o lendário Sr. Marcondes um dos homens mais importantes em comitivas no MS. Esta entrevista provocou emoção em todos os presentes.

Este projeto em conjunto mostrando as belezas de nosso estado elaborado pelo SBT e Agência Ar conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Bonito, Companhia Aérea GOL, da Fazenda San Francisco, do hotel Arizona e dos atrativos turísticos, Rio Sucuri, Aquário Natural, Buraco das Araras, Projeto Jibóia e Rio do Peixe.

Segundo a Eliana foi um dos programas mais emocionantes em sua nova emissora o SBT tanto que ficará no Ar durante um mês em rede nacional todos os domingos.

Não se esqueçam de assistir nos próximos domingos no SBT a partir das 15h.

Fonte: Alex Furtado

Programa Eliana visita Bonito e Pantanal

IAS 08/10/09 -

Neste ultimo domingo o Programa Eliana do SBT mostrou o Bonito e Pantanal, será uma séria e três programas ainda mais dois domingos para registrar as belezas e reportagens inéditas sobre os dois destinos de ecoturismo mais em alta no Brasil, Bonito e Pantanal.

A equipe do SBT com Eliana ficou uma semana em nossa região e viajaram com a Agência Ar que idealizou todo o roteiro junto à equipe do SBT inclusive os personagens para reportagens exclusivas como com o lendário Sr. Marcondes um dos homens mais importantes em comitivas no MS. Esta entrevista provocou emoção em todos os presentes.

Este projeto em conjunto mostrando as belezas de nosso estado elaborado pelo SBT e Agência Ar conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Bonito, Companhia Aérea GOL, da Fazenda San Francisco, do hotel Arizona e dos atrativos turísticos, Rio Sucuri, Aquário Natural, Buraco das Araras, Projeto Jibóia e Rio do Peixe.

Segundo a Eliana foi um dos programas mais emocionantes em sua nova emissora o SBT tanto que ficará no Ar durante um mês em rede nacional todos os domingos.

Não se esqueçam de assistir nos próximos domingos no SBT a partir das 15h.

Fonte: Alex Furtado

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Município de Bonito é citado em pesquisa de geomarketing

A cidade de Bonito, distante 257 quilômetros de Campo Grande, foi citada como cidade referência para instalação de novos empreendimentos pela pesquisa de geomarketing da SD e W, empresa nacional de grande destaque na área de consultoria.

De acordo com Sueli Daffre, sócia-diretora da SD e W, metrópoles desenvolvidas (exceto Rio de Janeiro e São Paulo), centros urbanos, polos de agroindústria e pequenas cidades focadas no setor agropecuário e com estrutura rural desenvolvida - especialmente no Centro-Oeste, como Bonito - concentram mais firmas de pequeno porte.

O geomarketing é análise das variáveis relevantes para o marketing que permite através da visualização desses dados em mapas geográficos. Isso faz com que empresa conheça melhor o seu mercado, identificando e delimitando geograficamente quais os locais de maior potencial de um produto ou serviço.

Dependendo de sua profundidade, a análise "oferece respostas quase prontas", mas, mesmo assim, não exclui a observação no local, segundo afirmou Roberto Cannavan, engenheiro de negócios de uma empresa de sistemas de localização, à reportagem da Folha de São Paulo.

Alguns empresários como Aurélio Carmona, diretor de operações de uma rede de beleza, alegam que para abrir novas lojas, investem em dados estatísticos. Depois, conversam com moradores, entrevistam possíveis consumnidores e fazem pesquisa com a concorrência na região.

Cidades como Bonito, de acordo com Sueli Daffre, representam 54% do PIB (Produto Interno Bruto) e concentram 75% das pequenas empresas. No entanto, a empresária salienta que é necessário estar pronto culturalmente e tecnologicamente para enfrentar a concorrência nesses locais.

Fonte: Campo Grande News

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Bonito abre 2ª edição de Rodeio Internacional no dia 8

Da redação

Começa no dia 08, próxima quinta-feira, mais um rodeio internacional em Bonito, a 257 quilômetros de Campo Grande.

Aproveitando o feriado do aniversário do Estado, no dia 11, e o dia de Nossa Senhora Aparecida - dia 12, o evento segue até a segunda-feira.

De acordo com os organizadores, este ano o rodeio vale classificação para a International Pro Rodeo, entidade americana com sede em Las Vegas que organiza rodeios em 15 países.

Em 2008, o primeiro rodeio internacional durou três dias e este ano os organizadores anunciam que serão cinco dias de intensa atividade, com montaria em touros, shows com duplas sertanejas, prova dos Três Tambores, prova de montaria em carneiros para crianças, entre outras.

Na programação musical, as atrações serão as duplas Hebert e Evandro, Luis Goiano e Girsel da Viola, Tostão e Guarany, Victor e Vinícius, mais a Banda Nova Eran e Grupo Estilo Nativo.

A arena, com capacidade para quatro mil pessoas, será montada no Clube de Laço Nabileque, com ingressos à R$ 10. No dia da abertura do evento, o ingresso será 2 kg de alimentos não perecíveis, que serão doados para entidades filantrópicas locais.

Os ingressos estão disponíveis no Ingresso Fácil do Shopping Campo Grande e mais informações são encontradas no site www.bonitorodeio.com.br

sábado, 3 de outubro de 2009

Bonito (MS) é campeão absoluto pela 7ª vez como o Melhor Destino de Ecoturismo do Brasil(Postada por Pastora Simone Paim)

Bonito é premiado pela Viagem e Turismo
Mais uma vez Bonito (MS) recebe o prêmio de Melhor Destino de Ecoturismo do Brasil, pela revista Viagem e Turismo da Editora Abril.O Prêmio O Melhor de Viagem - A escolha do leitor - elege os mais-mais do setor turístico brasileiro. Hotéis, restaurantes, praias, parques, companhias aéreas e operadoras estão entre os segmentos reconhecidos. Criado em 2001, ganhou, ao longo destes anos, novas categorias, como a de melhor destino de ecoturismo no Brasil e no mundo e de melhor spa do Brasil. A votação é realizada via internet, pelo http://viajeaqui.abril.com.br.Em 2008, o prêmio chega a sua oitava edição com 22 categorias e 230 finalistas, porém a categoria de Melhor Destino de Ecoturismo do Brasil foi instituída em 2002, sendo que desde então, somente Bonito (MS) tem sido o vencedor nesses 7 anos.Aproximadamente 700 pessoas do mercado turístico brasileiro estiveram presentes na festa de premiação da revista Viagem e Turismo, realizada no Morro da Urca, no Rio de Janeiro, em 24 de outubro. Numa noite quente na capital carioca, com o cenário das praias e do Cristo Redentor ao fundo, a festa revelou os campeões das 22 categorias e 230 finalistas da oitava e edição do prêmio.Na festa, estiveram presentes o José Arthur Soares de Figueiredo e Augusto Barbosa Mariano, respectivamente Prefeito e Secretário de Turismo de Bonito (MS) além de empresários do Trade de Bonito (MS), onde receberam a homenagem através de Caio de Paula, Diretor do Núcleo de Turismo da Editora Abril.A liderança do Município é afirmada através dos ecoturistas, porém esta preferência é um resultado do esforço pela excelência no bem receber, assim como a conservação ambiental, através dos setores público e privado e a própria comunidade.Esse santuário ecológico é conhecido pelo seu trabalho em prol da sustentabilidade, encontrando soluções para o desenvolvimento, respeitando a Natureza, onde há produção rural, ecoturismo, dentre outras atividades, numa convivência harmônica.Além de uma boa oferta de serviços ao turista e um modelo turístico com base no controle da visitação aos atrativos, Bonito (MS) conta com 100% de rede de coleta do esgoto, uma estação de tratamento moderna, além de outras medidas para garantir um futuro, tanto na geração de ocupação e renda, como o respeito à própria Natureza.
Fonte: Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito (MS)