31/10/07 -
Já dura mais de uma semana o trabalho para desobstrução do rio Formoso, em Bonito, no trecho em que ele foi bloqueado com cascalho por funcionários da Fazenda América, pertencente a Luiz Lemos de Souza Brito. A determinação foi dada pela Justiça, que estabeleceu ainda multas pesadas se a decisão for descumprida.
A desobstrução do rio, que chegou a secar no trecho fechado, começou a ser feita manualmente, na segunda-feira passada (22 de outubro), e desde quarta-feira o trabalho passou a ter a ajuda de duas máquinas. Havia a previsão de que o trecho fosse completamente liberado no fim de semana passado, mas isso não foi possível.
O representante do Ibama, Adílio Valadão de Miranda, que administra o Parque Nacional da Serra da Bodoquena, onde fica parte da fazenda, disse embora a vazão do rio já esteja quase que normalizada ainda é preciso mais intervenções para retirar mais cascalho e também para que proteger a margem do rio, para que, quando a vazãol aumentar, a terra não seja levada para o leito do Formoso. Sete pessoas e duas máquinas estão trabalhando no local. Miranda acredita que só no feriado de Finados o trabalho seja finalizado.
O crime - A obstrução do rio, com o uso de cascalho, foi descoberta por funcionários da fazenda São Geraldo, vizinha à América, depois que uma cachoeira secou na propriedade, usada como atrativo turístico da região. Peixes morreram por causa da falta de água no trecho. O fazendeiro represou a água.
O MPE (Ministério Público Estadual) foi acionado e entrou na Justiça contra o fazendeiro, conseguindo a decisão que determinou a desobstrução e ainda uma série de medidas de proteção à natureza. A fazenda América está no entorno de 10 km do Parque Nacional da Serra da Bodoquena considerado borda de proteção da reserva.
Luiz Brito firmou um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o MPE que prevê a doação de 400 hectares de sua fazenda ao Parque Nacional da Serra da Bodoquena.
Fonte: Campo Grande News
http://www.portalbonito.com.br/cultura/noticias_ler.asp?id=11918
Nenhum comentário:
Postar um comentário