Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bonito é um
município brasileiro do
estado de
Mato Grosso do Sul. É a principal cidade turística da região da
Serra da Bodoquena.
O núcleo habitacional que se transformaria na sede do Município de Bonito, iniciou-se em terras da Fazenda Rincão Bonito, que possuía uma área de 10 léguas e meia e foi adquirida do Sr. Euzébio pelo Capitão Luiz da Costa Leite Falcão, que aí se aportara em
1869, e é considerado o desbravador de Bonito, tendo sido também seu primeiro escrivão e tabelião.
A Lei Estadual nº 693, de
11 de junho de
1915, cria inicialmente o Distrito de Paz de Bonito, com área desmembrada do
Município de Miranda e a este subordinado administrativamente. Com a criação do
território Federal de Ponta Porã, pelo Decreto-Lei nº 5.839, de
21 de setembro de
1943, é lhe anexado como Distrito de Paz de Miranda.
Por força do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Federal, é reintegrado ao estado de
Mato Grosso, na mesma situação de Distrito pertencente ao
Município de
Miranda. Finalmente a Lei Estadual nº 145, de
2 de outubro de
1948, eleva-o a categoria de
Município, tendo por sede a cidade de Bonito, constituindo termo judiciário da Comarca de Aquidauana, com um único Distrito, o da sede municipal, situação mantida pelo Decreto nº 1.738, de
30 de dezembro de
1953, que fixou o quadro territorial administrativo-judiciário do Estado, para vigorar no quinquênio
1954-
1958.
Durante a
Guerra do Paraguai, iniciada em
1864, soldados paraguaios - que vinham lutar em terras brasileiras - traziam ouro para garantir o sustento, trocas-trocas e afins. Muitas batalhas se deram onde hoje fica o estado do
Mato Grosso do Sul.
Durante os confrontos, os paraguaios enterravam o metal para não perdê-lo ou serem roubados. Procuravam uma Figueira típica da região - não a dos famosos figos nem as das praças públicas de São Paulo - e escondiam o ouro sob a sombra ou a uma determinada distância da árvore. Na volta das lutas, desenterravam e seguiam com o metal.
Entretanto, diversos soldados paraguaios morreram antes de alcançar seu tesouro. Assim, a Guerra acabou em
1870. Mas… os espíritos deles continuam vagando por Bonito em busca dos ouros. Pessoas juram - de pés juntos - que encontraram o precioso metal enterrado aos pés das Figueiras. Porém não adianta voar para lá atrás do seu brilho dourado.
Não é qualquer um que consegue descobri-lo. Apenas quem possui bom coração - alma inocente e pura - é levado pelos espíritos ao local do desenterro. Muitas pessoas do bem dormiram nos seus quartos e acordaram acima do tesouro no quintal. Outros foram instruídos por meio de sonhos ou visões. Gananciosos enlouqueceram, ricos empobreceram, ambiciosos amarguraram e entristeceram.
[5]
[editar] Localização
Bonito está localizado sobre o Planalto da Bodoquena (popularmente conhecido como
Serra da Bodoquena) e a Depressão do Miranda, a 315m de altitude em relação ao nível mar.
Apresenta um clima tropical na faixa dos 32°C. O período das chuvas vai de novembro a abril.
A cidade está em meio a um dos vales desse planalto, cuja rocha predominante é o
calcário. Entre tais rochas, há espaços, dos quais chamamos de grutas ou cavernas. Assim, no Planalto da Bodoquena devem existir mais de cem cavernas. No subsolo do município há rochas que acumulam água, proveniente da chuva, formando assim o lençol freático. A água atravessa rupturas de algumas partes de rochas calcárias, recolhendo seus minerais. Com isso, as águas das nascentes saem ricas em bicabornato de cálcio e magnésio. Apesar disso, as águas continuam incolores.
Esta é uma rocha sedimentar com formação de conchas e algas. Com o tempo endureceu e formou rochas, tendo acontecido entre 500 e 600 milhões de anos. A região já foi um mar, tendo sido chamado de Mar de Corumbá e existiu na época da formação de calcário, mas depois de muitos terremotos e movimentações de placas tectônicas acabou provocando um choque de dois antigos continentes e por fim o fechameto do provável mar. Ao longo dos anos, em função das movimentações tectônicas criou-se a Cordilheira dos Andes e depois a formação do Planalto da Bodoquena. Com águas ricas em minerais (bicarbonato de cálcio e bicarbonato de magnésio), provenientes do calcário, sendo uma rocha abundante na região.
As cavernas em Bonito são úmidas, sendo que algumas possuem lagos em seu interior. Há também formas curiosas que descem dos tetos das mesmas, assim como outras formas nas partes de baixo. Em geral são escuras, sendo a casa de pequenos seres, dentre eles, os morcegos, que possuem um papel fundamental na disseminação de sementes, assim como um transportador de alimento para dentro das cavernas, proporcionando o início da cadeia alimentar nas mesmas. Entrar em uma caverna se torna um obstáculo pois elas não foram feitas para a ocupação humana, mas algumas possuem acesso fácil. Mesmo assim caminhar dentro de uma caverna popr só e sem um guia pode acarretar danos no interior das cavernas. Detalhe: as cavernas são de propriedade
federal.
[editar] Hidrografia
Os rios da região tem origem em rochas calcáreas. Em Bonito os rios possuem características peculiares: são rios transparentes. E essa transparência impressiona os visitantes. Muitas pessoas atribuem isso a conservação ambiental proveniente da pouca ocupação humana. Mas o motivo real para os rios locais terem águas cristalinas está na geologia: na região há muitas rochas, principálmente o calcário, cuja procedência vem do fundo do mar. Os principais rios são: Formoso, Prata, Perdido, Mimoso, Peixe, Ahumas, Olaria e Miranda.
Nas regiões mais montanhosas de Bonito, estas águas vão descendo pelos morros. Ao encontrarem algum obstáculo, o cálcio que estava na água precipita. Pouco a pouco se forma uma queda e, em alguns anos, temos uma
cachoeira. Bonito possui cachoeiras com características peculiares: são cachoeiras de tamanho reduzido, com volume de água também reduzido. Há momentos em que essas cachoeiras aumentam de tamanho. Outra peculiaridade, além de cachoeiras, são as plantas que crescem sobre elas. O que faz o visitante ter a impressão que as cachoeiras estão vivas.
A economia do município é baseada no
Turismo,
Pecuária ,
Agricultura e
Mineração.
-
Pólo do
ecoturismo em nível mundial, suas principais atrações são as paisagens naturais, os mergulhos em
rios de águas transparentes,
cachoeiras,
grutas,
cavernas e
dolinas. É a principal atividade da região
[6] há muito tempo, além de estar em constante evolução buscando a interferência mínima na natureza. Bonito reúne um conjunto de equipes, empresas, ONGs e órgãos governamentais que buscam organizar e coordenar o ecoturismo, visando sempre a sustentabilidade local e a conservação da natureza. A cidade tem seu próprio gestor de turismo, o
Bonito Convention & Visitors Bureau.
As agências da cidade organizam passeios para todo tipo de público, como o mergulho da superfície ou flutuação, rapel, passeios a pé e a cavalo, que permitem conhecer suas atrações naturais e o cotidiano das fazendas. Nos roteiros culturais, conhece-se as lendas, músicas e costumes regionais. É o centro da prática de esportes na natureza, oferecendo grande número de atividades em diferentes atrativos, como:
- Gruta do Lago Azul: foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, sendo inscrita em três dos quatro livros do Tombo, o etnográfico, paisagístico e arqueológico.
- Rio Sucuri.
- Gruta de São Miguel.
- Abismo Anhumas: caverna com acesso apenas com rapel e também possui um lago para mergulho e flutuação.
- Lagoa Misteriosa: Situada no município de Jardim, a 42 km de Bonito, dolina de cerca de setenta metros de profundidade que possui uma lagoa no fundo. Uma lagoa de águas azuis impressionante. A visibilidade da água passa de 40 metros. Megulhadores profissionais já desceram a mais de 220 metros de profundidade nesta lagoa e não encontraram fundo. As suas águas vem de fontes subterrâneas, ela circulam lentamente.
- Aquário Natural - Baia Bonita
- Rio do Peixe
- Boca da Onça Ecotur
- Passeio de Bote no Rio Formoso
- Boia Cross
- Arvorismo
- Cavalgada
- Mergulho com cilindro
- Observação de aves
[editar] Galerias de fotos
Tenda de artesanato em Bonito. | Cachoeira da Estância Mimosa. |
Referências
| A Wikipédia possui o Portal de Bonito. Artigos sobre história, cultura, personalidades e geografia. |